Adriane Lopes e Rose Modesto disputarão o segundo turno em Campo Grande

Compartilhe:
Foto: Alzira Gavilan

Neste domingo (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) irão disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura de Campo Grande. O anúncio foi feito às 18h52, com 100% das urnas apuradas. Adriane Lopes obteve 31,67% dos votos válidos, enquanto Rose Modesto conquistou 29,56%.

Os eleitores da capital sul-mato-grossense voltarão às urnas no dia 27 de outubro para decidir entre a reeleição de Adriane Lopes ou uma nova gestão sob comando de Rose Modesto.

Propostas de Adriane Lopes

Atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, do Partido Progressista (PP), baseia sua campanha na promessa de zerar a fila por vagas na educação. Ela propôs a construção de 150 novas salas de aula, o que permitiria a matrícula de 6.600 novos alunos. Além disso, prometeu realizar um concurso público para o setor administrativo das escolas da capital.

Adriane também defende a desburocratização dos serviços públicos e mencionou a busca por startups para solucionar questões tecnológicas da prefeitura. Outro ponto de sua campanha é a facilitação da abertura de pequenas e médias empresas, com base em um projeto de lei que já está na Câmara Municipal.

Propostas de Rose Modesto

Rose Modesto, ex-vice-governadora de Mato Grosso do Sul e ex-deputada federal, também se comprometeu a reduzir a fila de espera nas escolas, prometendo concluir obras inacabadas das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). Na área de mobilidade urbana, sua proposta é construir quatro novos terminais de ônibus nas saídas para Sidrolândia, São Paulo, Três Lagoas e Corumbá, inspirada no modelo de transporte de Curitiba.

Além disso, Rose planeja asfaltar 350 quilômetros de ruas nos bairros mais antigos da cidade e revisar o contrato de concessão do transporte público para garantir melhorias no serviço.

Sobre as Candidatas

Adriane Lopes, natural de Grandes Rios (PR), mudou-se para Campo Grande na infância. É formada em Direito, Teologia e pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Ela iniciou sua carreira política como vice-prefeita em 2017 e assumiu a prefeitura em 2022, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na capital.

Rose Modesto é professora e formada em História pela Universidade Católica Dom Bosco. Com uma longa trajetória política, foi vice-governadora e deputada federal. Recentemente, deixou o cargo de Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste para concorrer à prefeitura de Campo Grande.

Com a definição do segundo turno, os eleitores de Campo Grande terão mais três semanas para escolher entre as duas candidatas.