Acidente com Boeing 737-800 deixa 177 mortos na Coreia do Sul

Compartilhe:
Avião da Jeju Air colidiu com muro e deixou 177 mortos Foto: EFE/EPA/HAN MYUNG-GU

Um Boeing 737-800 da companhia Jeju Air saiu da pista e colidiu com um muro ao tentar aterrissar no Aeroporto Internacional de Muan, no sudeste da Coreia do Sul, neste domingo (29), noite de sábado (28) no Brasil. A tragédia resultou em 177 mortes, com apenas dois sobreviventes confirmados: um homem e uma mulher, ambos tripulantes da aeronave.

O voo 7C2216 havia partido do aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangkok, Tailândia, e transportava 181 pessoas, incluindo 173 passageiros sul-coreanos, dois passageiros tailandeses e seis tripulantes. O acidente ocorreu às 9h03 (hora local), após o avião sofrer uma colisão com pássaros, de acordo com o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul. O piloto emitiu um alerta de emergência às 8h58, pouco antes da aeronave sair da pista.

Operações de resgate

As autoridades mobilizaram cerca de 2,8 mil profissionais, incluindo bombeiros, policiais, membros das Forças Armadas e da Guarda Costeira, para as operações de resgate. O presidente interino Choi Sang-mok ordenou esforços máximos para a busca de sobreviventes e convocou uma reunião de emergência para tratar do desastre.

Impactos no transporte aéreo

Como medida de segurança, todos os voos domésticos e internacionais no Aeroporto Internacional de Muan foram suspensos até pelo menos 1º de janeiro.

O acidente levanta questões sobre a segurança aérea e os impactos de colisões com pássaros, um fator identificado como possível causa para o desastre. Investigações detalhadas estão em andamento para esclarecer as circunstâncias da tragédia.