
A partir das 10 horas desta sexta-feira (21), estará disponível para consulta o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a fevereiro de 2025. Ao todo, serão realizadas 105.919 restituições, somando um valor de R$ 314.379.905,82, com a maior parte sendo designada a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e aqueles do magistério. Além disso, um número expressivo de contribuintes não prioritários também será contemplado.
Dessa quantia, R$ 211.848.027,86 serão beneficiados pelos contribuintes prioritários, com valores específicos para cada grupo. Serão 3.159 restituições para idosos acima de 80 anos, 17.603 para pessoas entre 60 e 79 anos, 2.505 para pessoas com deficiência ou moléstia grave, e 4.272 para docentes. O restante do valor será destinado aos contribuintes que utilizaram a Declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix, bem como outros contribuintes não prioritários.
Para consultar se a restituição já está disponível, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer uma consulta detalhada, através do extrato de processamento, no e-CAC. Se houver pendências na declaração, o contribuinte pode corrigi-las, retificando as informações erradas, e, assim, garantir o pagamento correto.
Caso haja erro nos dados bancários informados para o crédito, a Receita oferece um serviço de reagendamento de pagamento, que pode ser feito pelo Portal BB ou por telefone. O prazo para correção dos dados bancários é de até um ano. Caso o valor não seja resgatado dentro desse prazo, o contribuinte deverá solicitar a restituição novamente por meio do Portal e-CAC.