PF desmonta esquema de diplomas falsos de enfermagem em operação no MS

Compartilhe:
Equipes da PF em frente do local alvo da operação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Panaceia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela falsificação e uso de diplomas falsos de curso superior em enfermagem em Mato Grosso do Sul.

As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal da 3ª Região e cumpridas nos municípios de Eldorado e Miranda, no interior do Estado.

Segundo a investigação, os suspeitos teriam utilizado os diplomas falsificados para obter registro profissional junto ao Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS). Com isso, conseguiram atuar de forma irregular em unidades de saúde pública, colocando em risco a segurança dos pacientes.

Continua depois do anúncio

Durante a ação, os agentes federais apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados para identificar outros envolvidos no esquema e comprovar a prática dos crimes.

Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, estelionato e organização criminosa.

A Polícia Federal segue com as investigações para apurar o alcance da fraude e identificar instituições que possam ter sido lesadas.