
Complexo idealizado para oferecer bem-estar e elevar o conceito de moradia da região norte de Campo Grande, o bairro planejado Santa Inês conta com quase 1.000.000 m² de área, divididos em seis importantes empreendimentos.
Toda essa história, que soma uma década de planejamento e construção, se tornou um grande testemunho do crescimento urbanístico de Campo Grande, principalmente da região norte da cidade, que vive um boom imobiliário e repleto de oportunidades. “Os empreendimentos da Santa Inês desempenharam um papel fundamental nesse processo, contribuindo para a valorização da região norte da cidade e tornando-a ainda mais atrativa para se viver”, explica a responsável pelo Santa Inês Empreendimentos, Cintia Caleffi.
Lançado em 2020, o primeiro empreendimento da construtora foi o Reserva Santa Inês, um residencial fechado, localizado na avenida Zulmira Borba e com lotes comerciais externos. Três anos depois, foi a vez do Villaggio Santa Inês, um loteamento aberto, que serve como um elo entre os residenciais, abrigando serviços, comércios e um parque de mesmo nome, aberto a toda a comunidade da região.
“Moderno e monitorado, o Villaggio Santa Inês completa a avenida central, de 1 km de extensão. Ambos os empreendimentos e a avenida central já estão 100% concluídos, com todos os 60 lotes comerciais vendidos e com grande aceitação do mercado”, pontua.

O Santa Inês se prepara para receber o sofisticado Quartier em 2025 – Divulgação
Menina dos olhos do Santa Inês Empreendimentos, o Parque Villaggio Santa Inês foi um sucesso desde a sua inauguração em 2024. “Ocupando uma área de 22.000 m², com um paisagismo impressionante e diversas instalações de esporte e lazer, o parque inclui árvores de porte adulto, equipamentos comunitários, sistema de monitoramento, mini sede de apoio, dois playgrounds, pomar frutífero, pista de caminhada e ciclovia, espaço pet, quadras para a prática de esportes na areia e praça de convivência. Outro diferencial é ele ser no formato de autogestão”, pontua.
Como o parque faz parte do empreendimento imobiliário, ele é mantido pela Associação de Moradores Villaggio Santa Inês, representando um modelo de urbanização e gestão comunitária.
“Esse formato de autogestão oferece inúmeras vantagens, principalmente quando comparado aos bairros convencionais que dependem exclusivamente do poder público para manutenção e segurança”, frisa. Porém, mesmo nesse formato, o bairro segue aberto ao público e aos moradores do entorno, mostrando o comprometimento do empreendimento com o bem-estar de toda a comunidade.
“Diferentemente dos bairros tradicionais, onde a manutenção de vias, áreas verdes e limpeza urbana depende exclusivamente da prefeitura, nos bairros autogeridos essa responsabilidade recai sobre a associação. Isso garante que ruas estejam sempre limpas, jardins e áreas comuns bem cuidados e equipamentos urbanos em perfeito estado. Além disso, a Associação conta com um vigia noturno para garantir maior segurança. Também cabe à Associação a manutenção e a gestão do Parque, assegurando que ele permaneça sempre bem cuidado e seguro, evitando qualquer risco de depreciação”.
Futuro promissor
Em 2025 está previsto o lançamento do Quartier Santa Inês, um loteamento fechado com cerca de 400 unidades, que inclui rede de energia subterrânea e um projeto arquitetônico sofisticado, trazendo mais valorização e sofisticação para a região e contribuindo para a ocupação do bairro planejado.
Para Cintia, essa novidade deve contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região.
“A chegada do Reserva Santa Inês e do Villaggio Santa Inês não só melhorou a infraestrutura e segurança da região, mas também contribuiu para a valorização imobiliária, acessibilidade, e bem-estar dos moradores, criando um ambiente mais agradável, moderno e funcional”.

A própria ampliação da Avenida Zulmira Borba é um exemplo do potencial de crescimento da região. “A infraestrutura direta que a própria Santa Inês realizou na região, como a ampliação da Avenida Zulmira Borba, com canteiro central, paisagismo, pista de caminhada e ciclovia, e a execução de uma grande bacia de contenção de drenagem que atende a região dos bairros ao redor dos empreendimentos, como Tarsila do Amaral e José Tavares, contribui para a melhor eficiência da rede de drenagem e evita alagamento e inundações”.
Todo esse progresso atraiu novos investimentos e empreendimentos. “Moradores e novos construtores começaram a investir em melhorias nas próprias residências e áreas ao redor. É um ciclo virtuoso”.
Parque Villaggio Santa Inês – Integrado ao loteamento, o Parque Villaggio Santa Inês oferece uma programação gratuita com diversas atividades ao longo da semana, de terça a sábado. O espaço também conta com quadras de areia, além de áreas para caminhadas e dois parques para as crianças.
Villaggio Santa Inês – O Villaggio Santa Inês é um empreendimento imobiliário no estilo semiaberto, planejado para garantir comodidade, lazer e segurança aos moradores. Com duas vias de acesso e monitoramento 24 horas, o loteamento oferece um ambiente tranquilo e estruturado para toda a comunidade.
Desenvolvido pela Santa Inês Empreendimentos, empresa da Flora Urbanismo, o projeto impulsiona o crescimento da região norte de Campo Grande, uma das áreas que mais se expandem na cidade. Com os investimentos na Reserva Santa Inês e no Villaggio Santa Inês, a companhia reafirma seu compromisso com a qualidade e a valorização imobiliária.
Localizado em uma área em pleno desenvolvimento, o Villaggio Santa Inês tem acesso facilitado pela Avenida Zulmira Borba e conta com uma infraestrutura completa para lazer e bem-estar. O loteamento dispõe de pet place, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, amplas áreas verdes, ruas asfaltadas e segurança
Serviço: O Parque Villaggio Santa Inês está localizado no Residencial Santa Inês, na Avenida Zulmira Borba, 2814. A entrada é gratuita.
