
Na manhã desta sexta-feira (16), foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de produção comercial de aves no Brasil. O foco foi identificado em Montenegro, município da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), conforme informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Até então, todos os registros da doença no país envolviam aves silvestres. O vírus da gripe aviária circula globalmente desde 2006, com registros mais frequentes na Ásia, África e Norte da Europa.
De acordo com a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, o caso foi atendido no último dia 12, em um estabelecimento voltado à reprodução de aves. Amostras foram coletadas e enviadas para análise em um laboratório em Campinas (SP), onde foi confirmada a presença do vírus.
Após o diagnóstico, o local foi isolado e as aves remanescentes foram sacrificadas como medida de contenção. Uma investigação sanitária está sendo conduzida em um raio de 10 km ao redor da granja.
O Mapa reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. A notificação do caso foi encaminhada a organismos internacionais e aos parceiros comerciais do Brasil.
No entanto, em reação à confirmação do foco da doença, a China decidiu suspender temporariamente a importação de carne de frango brasileira, conforme declarou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à CNN nesta sexta-feira.
A suspensão é uma consequência direta do primeiro registro do vírus IAAP em aves de avicultura comercial no país.
*Com informação do Portal Uol