No Nova Lima, hospital São Julião ganha prêmio nacional com programa Lixo Zero

Compartilhe:
Assessoria de Comunicação

Localizado dentro do Nova Lima, maior bairro populacional de Mato Grosso do Sul, o Hospital São Julião, em Campo Grande, conquistou o Prêmio ESG 2025 na categoria “Gestão de Resíduos e Reciclagem”. A premiação ocorreu na terça-feira (13), em São Paulo, com a presença de lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes da sociedade civil de todo o país.

O reconhecimento foi concedido ao projeto “Programa Lixo Zero em Hospital Filantrópico Conveniado com o SUS”, apresentado pelo gerente de Política Ambiental do hospital, Bruno Maddalena. A iniciativa destaca a gestão dos resíduos sólidos do hospital, que é filantrópico e 100% integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Este reconhecimento comprova que é possível oferecer saúde pública de qualidade com responsabilidade ambiental. É uma conquista que projeta Mato Grosso do Sul como referência nacional em práticas ESG na área da saúde. Reafirmamos nosso compromisso com um modelo hospitalar mais sustentável e com um futuro mais consciente para todos”, diz  Bruno Maddalena.

O São Julião foi a primeira instituição hospitalar da América Latina a receber a certificação “Lixo Zero”. Em 2024, a instituição desviou 84% de seus resíduos do aterro sanitário de Campo Grande, aplicando práticas como reaproveitamento, reciclagem e compostagem.

Além do Prêmio ESG, o hospital já recebeu o Troféu Seriema 2024, do CREA-GO, e o Prêmio Lixo Zero 2024, do Instituto Lixo Zero Brasil. Promovido pela Associação Brasileira de ESG, o Prêmio ESG reconhece iniciativas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, tornando os projetos vencedores referências para os setores público, privado e terceiro setor.