
Mais de 7 toneladas de resíduos foram arrecadadas durante os três dias da 14ª edição do Drive Thru da Reciclagem, realizada nos dias 20, 21 e 22 de março, no estacionamento do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A iniciativa mobilizou a população para o descarte consciente de materiais como papel, plástico, vidro, eletrônicos, óleo de cozinha usado e medicamentos vencidos, além de estimular ações solidárias com a doação de roupas, brinquedos, livros, mudas de árvores e alimentos.
Organizado pela Du Bem Negócios Sustentáveis, o evento contou com o apoio da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (Agems), que desenvolveu atividades educativas e de conscientização ambiental com cerca de 180 crianças e jovens.
Durante encontro com a fundadora da Du Bem, Ana Franzoloso, o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, e as diretoras Iara Marchioretto (Saneamento e Resíduos Sólidos) e Rejane Monteiro (Inovação e Relações Institucionais), receberam o relatório com o balanço da edição.
“É uma satisfação ver que, como pessoas e como instituição, estamos contribuindo com um presente e um futuro mais sustentáveis. E, principalmente, que estamos formando cidadãos conscientes, que replicam esse conhecimento em casa, na escola e na comunidade”, destacou Carlos Alberto de Assis.
Impacto da 14ª edição:
- 4.720 kg de eletrônicos
- 630 kg de papel misto
- 560 kg de vidro
- 480 kg de papelão
- 230 kg de plásticos diversos
- 133 litros de óleo de cozinha usado
- 636 livros doados
- 350 mudas de árvores entregues
- 52 kg de latinhas
- 150 kg de medicamentos vencidos recolhidos
Desde sua criação, o Drive Thru da Reciclagem já contribuiu para a preservação de 680 milhões de litros de água, resultado direto do descarte ambientalmente correto de medicamentos e óleo de cozinha, um número equivalente ao consumo mensal de água de uma cidade de médio porte.
A próxima edição, a 15ª, já tem data marcada: de 5 a 7 de junho, com proposta ampliada, fortalecendo ainda mais as vertentes de saúde, cultura e educação ambiental.
“Como reguladores, o desenvolvimento sustentável é um dos grandes focos do nosso posicionamento institucional. Estamos mais presentes e mais próximos da sociedade para transformar atitudes e fortalecer parcerias”, enfatizou a diretora Rejane Monteiro.