
O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo decisivo no fortalecimento da segurança pública e no enfrentamento aos incêndios florestais. Nesta segunda-feira (12), foram entregues 33 novas viaturas, 700 pistolas e 398 coletes balísticos para o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Penal, em um investimento superior a R$ 12,6 milhões.
Durante a cerimônia de entrega, em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel destacou que o foco da gestão é proporcionar estrutura e valorização aos profissionais da segurança. “São ferramentas essenciais para que esses servidores sigam realizando um trabalho de excelência com profissionalismo e preparo técnico. Segurança pública se faz com investimento, inteligência e respeito ao servidor”, afirmou.
A iniciativa reforça diretamente a Operação Pantanal 2025, que já soma 132 dias de ações voltadas à prevenção e combate a incêndios florestais. Vinte viaturas de última geração foram destinadas à Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros, equipadas para circular em terrenos de difícil acesso. O foco principal é o Pantanal, uma das regiões mais atingidas por incêndios no país.
Segundo o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Salas, a entrega se soma aos cursos de formação e técnicas de manejo do fogo, realizados desde o início do ano. “Esses veículos são parte de um grande planejamento que envolve capacitação, tecnologia e estrutura, tudo para minimizar os impactos do fogo no Pantanal”, reforçou.
Além do combate ao fogo, a Polícia Penal também foi contemplada com 13 viaturas com proteção balística, que serão distribuídas em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí e Dois Irmãos do Buriti. O objetivo é garantir mais segurança nas escoltas e no transporte de detentos, além de proteção individual aos agentes.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ressaltou o avanço da Polícia Penal como força constitucional. “São viaturas de ponta, coletes, pistolas e fuzis para garantir segurança e dignidade no exercício das novas atribuições da corporação.”
As ações integram o compromisso do governo estadual com a modernização das forças de segurança, buscando enfrentar com mais eficácia os desafios do crime e da crise climática. A temporada seca se aproxima e, com ela, os riscos se multiplicam — por isso, o preparo é agora.
*Agência de Notícias Governo MS