
O tempo segue instável em Mato Grosso do Sul neste domingo (27), com previsão de muita chuva e possibilidade de alagamentos em várias regiões do estado. A formação de um ciclone extratropical, combinada a outros fatores climáticos, deve intensificar ainda mais as instabilidades.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a situação é provocada pela união de diversos elementos meteorológicos, como o transporte intenso de umidade, a presença de uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina e o Paraguai, além de um cavado em médios níveis da atmosfera. A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria no litoral da Região Sul do país também colabora para o aumento das chuvas.
Com os altos volumes registrados nos últimos dias e a continuidade prevista, o risco de alagamentos é uma preocupação real, principalmente nas regiões mais afetadas.
As temperaturas devem variar entre 18°C e 28°C nas regiões sul, cone-sul e na grande Dourados. Já no sudoeste e Pantanal, as mínimas ficam entre 23°C e 25°C, com máximas de até 33°C. Nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem oscilar entre 21°C e 31°C.
Em Campo Grande, a previsão indica mínimas de 22°C e máximas de 28°C durante os próximos três dias. Os ventos, vindos principalmente dos quadrantes leste e norte, podem atingir velocidades de 40 a 60 km/h, com rajadas acima desse valor em alguns momentos.