
O afastamento é preventivo, por 60 dias, devido à gravidade da situação, segundo a Sesdes
Um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), de 38 anos, foi afastado do cargo após ser preso em flagrante na terça-feira (15/04), suspeito de envolvimento em assaltos na região norte de Campo Grande. A decisão foi tomada pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), órgão ligado à Prefeitura da Capital.
O afastamento preventivo foi oficializado por Anderson Gonzaga da Silva Assis, chefe da Sesdes, e publicado no Diário Oficial do Município. A medida foi adotada “diante da gravidade dos fatos” e tem validade de 60 dias.
O servidor afastado pertence ao Quadro Permanente da Prefeitura de Campo Grande, está lotado na própria Sesdes e é identificado pela matrícula n. 387640/01. Junto ao afastamento, foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que seguirá o rito ordinário, para apurar eventuais irregularidades funcionais.
De acordo com informações disponíveis no Portal da Transparência do Município, o agente recebe remuneração bruta de R$ 3.650,24.
Outro lado – Procurada na ocasião da prisão, a Prefeitura de Campo Grande informou, por meio de nota emitida pela Sesdes, que o servidor já estava afastado de suas funções e respondendo a um processo de demissão. A nova conduta, relacionada à prisão em flagrante, foi anexada ao procedimento administrativo já em andamento.
O caso segue sendo investigado e os trâmites administrativos continuam em curso. O guarda segue preso por derteminação da Justiça.
Crime – Um Guarda Civil Metropolitana (GCM), de 38 anos, foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (15), durante ação da Força Tática da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMMS), em Campo Grande. A prisão ocorreu na região conhecida como favela do Quadrado, localizada na parte norte da Capital.
Conforme a Polícia Militar, a ação foi realizada após denúncias de roubos de celulares e repasse das características do suspeito. Um dos aparelhos foi rastreado, permitindo que a equipe localizasse o elemento e a motocicleta utilizada nas práticas criminosas.
Durante a abordagem, foram apreendidos celulares roubados, outros dispositivos eletrônicos, um simulacro de arma de fogo e a motocicleta. O indivíduo foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, onde foi reconhecido por duas vítimas, de 31 e 18 anos.
No momento da prisão, o homem informou ser integrante da Guarda Civil Metropolitana. A supervisão da corporação foi notificada, e os procedimentos legais foram adotados no Cepol (Centro Integrado de Polícia Especializada).
RELACIONADAS