
A população de Campo Grande agora conta com mais facilidade para solicitar serviços de poda e remoção de árvores. A novidade é a implantação de um sistema digital que permite o envio de pedidos pela internet, além da manutenção do atendimento presencial. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES) visa tornar o serviço mais ágil, prático e acessível.
Segundo a secretária-adjunta da SEMADES, Vera Bacchi, essa mudança representa um avanço na digitalização dos serviços públicos municipais. “A medida, além de facilitar o acesso da população, contribui para uma gestão mais eficiente, utilizando a tecnologia para aproximar o poder público da população e promover uma cidade mais humana e inteligente”, afirmou.
Como solicitar o serviço?
Para árvores localizadas em calçadas de imóveis particulares, o pedido deve ser enviado para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos: requerimento de poda/supressão preenchido, cópia do CPF e do IPTU do proprietário, além de uma foto da árvore.
Já nos casos em que a árvore está dentro do imóvel, todas as informações e documentos exigidos estão disponíveis no site da SEMADES:
🔗 www.campogrande.ms.gov.br/semadur/dentro-do-imovel
Quando a poda ou remoção for necessária para obras, o cidadão deve acessar:
🔗 www.campogrande.ms.gov.br/semadur/arborizacao-urbana/podas-e-remocoes/
Atendimento presencial também continua
O serviço presencial permanece ativo e pode ser realizado no setor de arborização, no 2º andar do prédio anexo da Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Marechal Rondon, 2655). É necessário levar o requerimento preenchido, além de cópias do CPF e do IPTU ou Ficha Imobiliária.
Importante destacar que a avaliação é gratuita, mas nos casos de árvores dentro dos imóveis, a execução do serviço é de responsabilidade do proprietário, podendo haver exigência de medida compensatória antes da autorização.
Para árvores em áreas públicas que estejam oferecendo riscos, também é possível fazer o pedido online, anexando documentos e foto da árvore e enviando para o mesmo e-mail: [email protected].
*Assessoria de imprensa