
Os meteorologistas explicam que a combinação de calor intenso, alta umidade e uma área de baixa pressão no Paraguai cria condições perfeitas para a formação de nuvens carregadas. Além disso, cavados atmosféricos e uma frente fria no oceano reforçam a possibilidade de tempo instável.
A sexta-feira (11) amanheceu com sol e céu limpo em Campo Grande em várias cidades de Mato Grosso do Sul, mas o tempo firme deve durar pouco. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma frente de instabilidades está se formando e promete mudar o clima a partir de amanhã (12), com previsão de pancadas de chuva fortes, raios e rajadas de vento em várias regiões do Estado.
Na capital, Campo Grande, os termômetros devem variar entre 21°C e 29°C nos próximos dias. O tempo segue abafado, e há chances de chuva principalmente na tarde e noite de sábado.
As regiões sul e sudeste do Estado estão em alerta para possíveis temporais. Nessas áreas, as temperaturas vão de 18°C a 31°C, e a chuva pode ultrapassar 40 mm em apenas 24 horas, aumentando o risco de alagamentos e outros transtornos.
No sudoeste e no Pantanal, o clima segue abafado, com mínimas entre 21°C e 24°C e máximas de até 30°C. Já no bolsão, leste e norte de MS, o calor predomina, com temperaturas que podem chegar aos 32°C. Nestas regiões, os ventos vindos do norte, com rajadas entre 30 km/h e 50 km/h, podem causar ventanias pontuais.