
Um detento do complexo penitenciário do bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, causou tumulto nesta terça-feira (1º). Identificado como “Zé Cadela”, ele estava no Pavilhão 4 (Saúde) e se recusou a trocar de cela, ingerindo vários comprimidos e ameaçando os agentes penitenciários.
Durante a tentativa de transferência, o detento proferiu ameaças como “vou matar vocês” e “vou pegar vocês na rua”. Diante da resistência, foi necessário o uso progressivo da força para contê-lo e levá-lo à ala de saúde. No momento da abordagem, ele mordeu a perna de um policial penal.
Já no ambulatório, o interno continuou agressivo, gritando e ameaçando a equipe médica. Ele se recusou a seguir orientações e, durante o atendimento, agrediu uma enfermeira com socos e chutes. Além disso, arremessou uma maca contra os profissionais de saúde e voltou a ameaçá-los de morte.
O caso foi registrado pela Polícia Civil como lesão corporal contra agente público, conforme previsto nos artigos 142 e 144 da Constituição Federal.