
Com políticas estratégicas voltadas à diversificação da matriz produtiva e ao crescimento sustentável, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado brasileiro com maior projeção de crescimento para 2025, conforme estimativas do Banco do Brasil.
Dentre os fatores que impulsionam esse avanço está o setor de biocombustíveis, tema debatido pelo governador Eduardo Riedel durante a abertura do evento “Exame Superagro”, realizado nesta segunda-feira (31), na sede da Famasul. O encontro reuniu os principais nomes do agronegócio brasileiro para discutir inovação e desafios do setor.
Atualmente, Mato Grosso do Sul ocupa a quarta posição na produção nacional de etanol de cana-de-açúcar e a segunda na produção de etanol de milho. O estado também caminha para se consolidar como o segundo maior produtor de biocombustíveis do país.
“Temos três agendas globais que representam grandes oportunidades: transição energética, segurança alimentar e sustentabilidade. Nosso Estado tem competitividade e potencial para avançar nesses segmentos. Por isso, direcionamos esforços para infraestrutura, logística, incentivos tributários e regulação do setor”, afirmou o governador.
Expansão da indústria e ambiente de negócios favorável
Durante o evento, o governador foi entrevistado pelo editor de macroeconomia da Exame, Luciano Pádua, no painel “Mato Grosso do Sul na vanguarda dos biocombustíveis: cenários e estratégias para o futuro”. Na ocasião, Riedel destacou o crescimento expressivo da indústria sul-mato-grossense.
Nos últimos 15 anos, Mato Grosso do Sul registrou o maior avanço industrial do país, impulsionado pelo programa MS Indústria. O projeto incentiva a transformação de produtos primários, a interiorização das indústrias e a adoção de tecnologia avançada, ampliando a base produtiva do Estado.
Outro atrativo para novos investimentos é a alíquota modal geral de ICMS, atualmente fixada em 17% – a menor do Brasil. Segundo Riedel, esse fator contribui para um ambiente de negócios competitivo e favorável ao crescimento econômico.
“Somos o estado que mais investe sua receita corrente líquida no Brasil. Isso fortalece nossa economia e cria um cenário positivo para atração de empresas e desenvolvimento de novas tecnologias no setor agroindustrial”, concluiu o governador.
O evento “Exame Superagro” teve sua primeira edição fora de São Paulo em 2024, sendo realizado em Cuiabá (MT). Para 2025, a proposta é levar os debates sobre o agronegócio para outras cidades estratégicas no cenário nacional.
*Assessoria de imprensa