Presos da Gameleira produzem enxovais para atender pacientes do Hospital São Julião

Compartilhe:
Foto: Tatyane Santinoni e Keila Oliviera / Agepen

Na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira 2, em Campo Grande, internos estão contribuindo diretamente para a saúde pública ao produzir enxovais hospitalares para o Hospital São Julião (HSJ), localizado na região norte da Capital. A parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o hospital já resultou em mais de 600 itens produzidos.

O hospital, que realiza mais de 70 cirurgias por dia, enfrenta dificuldades em encontrar profissionais para costurar paramentos cirúrgicos. Para suprir essa demanda, a Agepen disponibilizou seus internos para o trabalho, com o maquinário necessário. O hospital fornece os materiais, e os reeducandos, em troca, têm remição de pena, conforme a Lei de Execução Penal.

Carlos Augusto Melke, presidente do HSJ, destacou a importância da parceria, Graças ao apoio inestimável da Agepen, conseguimos manter a qualidade e eficiência do nosso atendimento. Agradecemos profundamente essa colaboração”, destaca.

A parceria foi renovada na semana passada, garantindo que os detentos continuem contribuindo voluntariamente para o hospital, com a possibilidade de redução de pena.

Agepen diz que tem investido em ações para reintegração social dos internos, contribuindo para a redução da reincidência criminal no estado. Atualmente, 38,7% dos internos de MS estão empregados em funções dentro e fora das unidades prisionais, número acima da média nacional.

(*) Com informações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário)

Sobre Vinícius Santos 5886 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS