
Desde o dia 1º deste mês, o Hospital São Julião iniciou a recepção de novos residentes médicos. Ao todo, 24 profissionais passaram a integrar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde, Clínica Médica, Oftalmologia e suas subespecialidades: córnea, retina e glaucoma. A solenidade de recepção ocorreu no sábado (1), com a presença de diversas autoridades.
Os novos residentes foram recebidos pelo Diretor de Ensino e Pesquisa e Coordenador da COREME, Dr. Mauricio Pompilio, que representou o Presidente Executivo da Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos, Carlos Augusto Melke. Também participaram da cerimônia o Supervisor de Residência Médica em Oftalmologia, Dr. Marcos Piccinin, a Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados e Serviços Integrados da UFMS, Professora Rosilene Passalon, além de preceptores do programa.
O evento contou ainda com a presença do Gerente de Política Ambiental, Bruno Maddalena, do Coordenador de Fisioterapia, Carlos Orro, e da Gerente da Gestão de Pessoas, Caoana Duarte.
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA NO HOSPITAL SÃO JULIÃO
O programa de residência multiprofissional no Hospital São Julião iniciou no ano de 2014, o Programa de Residência Multiprofissional nas áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia e farmácia. As ofertas de estágios fazem parte de um convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Escola de Saúde Pública.
No ano seguinte, a instituição deu mais um passo na formação de especialistas com a implantação do Programa de Residência em Clínica Médica.
Em 2016, o Centro Oftalmológico do Hospital São Julião foi credenciado pelo MEC e em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) para a oferta de vagas em seu programa de residência e cursos de subespecialidades nas áreas de glaucoma, córnea e retina. Em 2021, o hospital foi classificado como a quarta melhor residência do Brasil pela prova nacional de oftalmologia.
Com esta nova turma de residentes, o Hospital São Julião reafirma o seu compromisso com educação de formar profissionais para atuarem de maneira humanizada e com qualidade para com os pacientes do SUS.
