
O Senado Federal adotou uma nova regra de trabalho para seus servidores. A partir de agora, a cada três dias trabalhados, o servidor terá direito a um dia de folga. Essa mudança foi anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em um documento assinado na última sexta-feira (28), véspera de Carnaval.
Se o servidor precisar trabalhar no dia de folga, ele receberá uma compensação financeira chamada licença compensatória. Caso o servidor prefira não tirar a folga, ele pode vender esse dia, mas para isso, precisa pedir autorização ao chefe. Vale destacar que esse valor extra não será somado ao salário para o cálculo de aposentadoria ou benefícios previdenciários.
A medida se aplica apenas a servidores que desempenham funções consideradas “relevantes e singulares”, como nas áreas da Diretoria-Geral, Secretaria-Geral da Mesa, Gabinete da Presidência, Advocacia, Auditoria, Consultoria Legislativa, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle, e na Secretaria de Comunicação Social.
(*) Com informações do Valor Econômico – Globo