A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), nomeou na última segunda-feira (24) o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisem), Marcos César Malaquias Tabosa (PP), como novo presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG). A nomeação só confirma o que se vinha desenhando durante a campanha eleitoral e fortalece a relação do sindicalista com a gestão municipal.
Tabosa assume o cargo de diretor presidente com um salário de R$ 35.567,50, e terá como principal desafio a redução do déficit previdenciário do município. Ele substitui Elza Pereira da Silva, que ocupava o cargo desde a saída de Camilla Nascimento de Oliveira (PP), atual vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
Reeleito no mês passado para mais um mandato como presidente do Sisem, cargo que ocupa há 15 anos, Tabosa conquistou 1.098 votos e prometeu aos servidores municipais um ano de avanços.
No entanto, sua nomeação para o IMPCG levanta discussões sobre acúmulo de funções e o impacto na previdência municipal.
Historicamente crítico à gestão municipal durante o governo de Marquinhos Trad (PDT), Tabosa mudou sua postura após se aliar à prefeita Adriane Lopes. Ex-militante do PDT, ele passou a integrar o PP, alinhando-se ao grupo bolsonarista e garantindo sua influência no governo municipal.
Caso o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul revogue a lei que aumentou os salários da administração municipal, Tabosa poderá ter seu salário reduzido para R$ 16,8 mil.
*Com informações do Site O Jacaré