
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), reconheceu, durante sua participação no programa Roda Viva da TV Cultura nesta segunda-feira (17), que tanto o Poder Executivo quanto a sociedade falharam na prevenção do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos. Ela foi assassinada pelo ex-noivo, Caio Nascimento, em um crime que chocou o Estado.
“Meu sentimento pessoal, um caso extremamente lamentável, e infelizmente não é o único caso”, declarou o governador. Ele ainda lembrou que, só no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 30 feminicídios.
Ao ser questionado sobre as falhas do poder público, Riedel foi enfático: “O Estado falhou, a sociedade falhou.” O governador também anunciou que, nesta quarta-feira (19), a cúpula da Polícia Civil irá se reunir para discutir o atendimento prestado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) à vítima antes do crime.
“O que temos que fazer é compreender profundamente, apurar o ocorrido e buscar a correção”, afirmou Riedel.
O Roda Viva, um dos programas mais tradicionais do jornalismo brasileiro, foi mediado pela jornalista Vera Magalhães e contou com um time de especialistas para debater o tema.
*As informações são do Top Mídia News