Suicídios em Campo Grande sobem 900% e fila de psiquiatria atinge 3 mil pessoas

Compartilhe:

O número de suicídios em Campo Grande em janeiro de 2025 foi 900% maior em comparação com o mesmo mês de 2024. Segundo dados da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em janeiro de 2024, foi registrado um único caso de suicídio, enquanto em janeiro de 2025 foram 10.

Este aumento pode estar relacionado à longa fila de espera por atendimento psiquiátrico na Capital. De acordo com informações do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), há mais de 3.500 pessoas aguardando consultas psiquiátricas, sendo 2.833 adultos e 727 crianças, com solicitações datadas desde setembro de 2023. Em resposta, o MPMS obteve uma decisão judicial que obriga o Governo do Estado e o Município de Campo Grande a adotarem medidas urgentes para reduzir o tempo de espera.

Em relação ao apoio a pessoas que pensam em suicídio, o CVV (Centro de Valorização da Vida) recomenda que a conversa ocorra em um ambiente tranquilo, sem pressa, permitindo que a pessoa compartilhe seu sofrimento. É importante evitar reações de choque ou julgamento e praticar a escuta ativa. Caso a pessoa fale claramente sobre planos de suicídio, ela não deve ser deixada sozinha. O CVV oferece apoio 24 horas por dia, em sigilo, pelo site www.cvv.org.br/23.

RELACIONADAS

Sobre Vinícius Santos 5886 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS