Campo Grande amplia vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos

Compartilhe:
Foto: Saul Schramm

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande anunciou, nesta quarta-feira (15), uma ampliação da faixa etária para vacinação contra a dengue. A partir de quinta-feira (16), pessoas de 4 a 59 anos poderão se imunizar nas 74 Unidades de Saúde da Família da cidade.

A medida busca otimizar o uso das doses disponíveis e ampliar a proteção da população contra a arbovirose endêmica, especialmente durante o período de maior circulação do transmissor de mosquitos. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou que ainda há uma quantidade expressiva de vacinas em estoque.

Esquema vacinal e orientações
A imunização ocorre em duas doses, com intervalo de três meses. Para menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável legal e apresentar documento de identificação. Já os adultos deverão levar documento com foto e, se possível, uma carteirinha de vacinação.

Contraindicações
A vacina não é indicada para pessoas fora da faixa etária, gestantes, lactantes, indivíduos com imunodeficiência, em tratamento imunossupressor ou com histórico de alergia aos componentes da vacina.

Cenário epidemiológico
Em 2024, Campo Grande registrou mais de 12 mil casos de dengue, com um óbito. Em 2025, já foram notificados 119 casos, reforçando a necessidade de ações preventivas como a vacinação.

A Sesau reforça que a imunização é essencial para reduzir casos graves, evitar internações e mortes causadas pela doença.