
A atriz brasileira Fernanda Torres conquistou na noite deste domingo (5) o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua interpretação de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Este é um marco para o cinema nacional, sendo a primeira vitória de uma brasileira em uma categoria de atuação no prêmio organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Torres superou concorrentes de peso, incluindo Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).
Discurso e Dedicação
No discurso de agradecimento, a atriz dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, que também foi indicada ao Globo de Ouro em 1999 por Central do Brasil, igualmente dirigido por Salles.
— Meu Deus, eu não preparei nada, porque não sei se estava pronta. Foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes aqui que eu admiro tanto. E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter. E quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos — declarou Torres.
A Obra “Ainda Estou Aqui”
O filme narra a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que enfrenta desafios após o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva (Selton Mello), durante o regime militar em 1971. Eunice cria sozinha seus cinco filhos, torna-se advogada e lidera importantes lutas sociais e políticas.
Histórico Brasileiro no Globo de Ouro
Além de Torres e Montenegro, outros brasileiros já foram indicados ao Globo de Ouro. Sônia Braga foi nomeada três vezes, enquanto Daniel Benzali e Wagner Moura receberam indicações por atuações em séries de drama.
Ainda Estou Aqui Perde Melhor Filme Internacional
Na categoria de melhor filme em língua não inglesa, Ainda Estou Aqui foi superado por Emilia Pérez, da França. O Brasil já venceu nesta categoria em 1999 com Central do Brasil.
Com essa vitória, Fernanda Torres reafirma seu lugar entre os grandes nomes do cinema, levando o Brasil a um patamar de destaque internacional.