
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Rondônia (MPRO) deflagrou, na quinta-feira (26/12), a Operação Audácia, com ações em Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A operação teve como alvo facções criminosas com atuação dentro de presídios nesses estados, incluindo Mato Grosso do Sul, com foco em Campo Grande.
A operação, denominada “Audácia”, refere-se à conduta de alguns investigados que exibiam publicamente em redes sociais armas de fogo (inclusive de uso restrito), dinheiro, drogas e menções à facção criminosa da qual fazem parte. Essa exposição demonstrava um desafio às autoridades e a intenção de dominar regiões.
O objetivo principal da operação foi o cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão, sendo 16 em residências e 16 em celas de quatro unidades prisionais, com ações concentradas nas cidades de Porto Velho (RO), Colorado do Oeste (RO) e Campo Grande (MS). A presença de mandados em Campo Grande demonstra a abrangência da investigação e a conexão das facções criminosas com o estado.
Os mandados foram autorizados pela Justiça para instruir um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) do MPRO, que apura crimes de organização criminosa (art. 2º, §§2º e 4º, I, da Lei nº 12.850/2013). A operação também teve como finalidade recapturar foragidos, cumprir mandados de prisão pendentes e identificar possíveis crimes durante as buscas, como posse ilegal de armas, receptação e tráfico de drogas, também em Campo Grande.
Participaram da ação mais de 200 policiais, incluindo equipes dos GAECOs do MPRO e do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), demonstrando a colaboração entre os estados para o combate ao crime organizado.
(*) Com informações do MPRO