Brenda Matos leva Mato Grosso do Sul ao cenário mundial como Miss Eco Brasil 2025

Compartilhe:
Brenda Matos no momento da coroação - Foto: @dmatossog

A sul-mato-grossense Brenda Matos, 27, saiu do bairro Jardim Presidente, em Campo Grande,

para ser coroada Miss Eco Brasil 2025.

Aos 27 anos, Brenda Karoline Matos de Oliveira, de Mato Grosso do Sul, foi coroada Miss Eco Brasil 2025. O anúncio, marcado de muita emoção já abriu caminho para sua próxima missão: representar o Brasil no concurso internacional Miss Eco International, que vai acontecer em abril de 2025, no Egito.

Brenda destacou que o momento da coroação trouxe uma mistura de alegria e a percepção da responsabilidade que é representar o país. “Assim que ouvi ‘Mato Grosso do Sul’, senti o peso de representar não só meu estado, mas também o Brasil”, afirmou.

Uma jornada de desafios e aprendizado

Natural de Campo Grande, a jovem morava no bairro Jardim Presidente e mudou-se para São Paulo aos 14 anos, enfrentando desafios em busca de seus sonhos. “Precisei lidar com muitos medos e inseguranças, mas sempre mantive minhas raízes e valores”, contou.

Os maiores desafios vieram do próprio universo dos concursos de beleza. “Existem estigmas, franquias não tão sérias e o ato de se colocar em uma posição de influência exige coragem e generosidade”, explicou.

Brenda também carrega com ela a simplicidade e os valores de sua cidade natal. “Levo no coração o amor por coisas pequenas, como o cheiro de terra molhada e uma roda de tereré ao entardecer”, lembra.
Para as jovens que sonham em seguir a carreira de modelo, Brenda dá uma dica: “A única pessoa que pode te impedir de realizar os seus sonhos, é você mesmo. Tenha a coragem de ser vocês mesmos, e defender fielmente o que acreditam, o mundo mais do que nunca precisa de pessoas autênticas e verdadeiras. A verdade conecta pessoas, e une propósitos. Por fim, tenham disciplina, absolutamente nada vai ser fácil, mas a dedicação e o trabalho, devolvem.”

Liderança ambiental e impacto social

Como Miss Eco Brasil, Brenda pretende enfatizar a importância da educação ambiental desde a infância. Inspirada por sua experiência no Projeto Florestinha quando criança, ela acredita que pequenas ações podem gerar grandes transformações. “Precisamos agir, o silêncio e a inação não vão nos salvar”, ressaltou.

A modelo também quer inspirar outras mulheres a se envolverem em causas sociais e ambientais, reforçando a importância da empatia e da generosidade. “Uma grande mudança pode começar com uma única iniciativa”, afirmou.

A preparação para o título foi intensa, envolvendo desde aprimoramento de oratória até questões estratégicas. Brenda compartilhou um momento especial durante a competição: um problema com seu vestido final, resolvido graças à ajuda de outras candidatas. “Foi emocionante! A amizade e o apoio delas foram essenciais.”

Próximos passos

Agora, Karoline está focada na preparação para o Miss Eco International, intensificando seus treinos sob a coordenação da organização nacional. Apesar de ainda não planejar o futuro após o reinado, ela se mantém totalmente dedicada ao sonho.

“Campo Grande é meu lar, e estou preparada para levar a mensagem de amor e verdade do nosso estado para o mundo”, concluiu.