Governo de Mato Grosso do Sul entrega novos armamentos à Polícia Penal

Compartilhe:
Foto: Comunicação Agepen

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), iniciou a entrega de 700 pistolas Taurus TS9, calibre 9mm, para a Polícia Penal. O investimento de R$ 2,45 milhões busca fortalecer a segurança e a eficiência operacional dos agentes penitenciários no Estado.

Modernização do armamento

As novas pistolas foram distribuídas primeiramente aos grupamentos operacionais, como o GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária), COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e a CPAC (Central Provisória de Audiência de Custódias). A entrega também incluirá outros setores, como o GAFIP (Grupamento de Fiscalização Penitenciária) e equipes de penitenciárias de alta complexidade responsáveis por escoltas e custódias hospitalares.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, a renovação do armamento é essencial para aprimorar a capacidade de resposta e a segurança dos policiais penais. “Estamos constantemente em busca dos melhores recursos para garantir um desempenho de excelência nas funções da Polícia Penal”, afirmou.

Novas aquisições em andamento

Além das 700 pistolas já entregues, outras 1.600 armas de calibre 9mm estão em processo de aquisição. A modernização do equipamento de segurança inclui ainda 650 coletes balísticos de nível III, fuzis, espingardas calibre 12 e viaturas blindadas.

A Agepen também reservou R$ 2,7 milhões para a licitação de uniformes dos policiais penais, que será realizada após a oficialização do modelo padrão.