
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU), por meio da Coordenadoria-Geral de Educação Permanente, intensificou ações para capacitar a população em primeiros socorros com o programa “Prevenir para Salvar”, que já formou mais de 2.500 pessoas desde 2019. A iniciativa ganhou força com a sanção da Lei nº 11.418/24, publicada em 28 de novembro, instituindo o Programa de Conscientização, Prevenção e Primeiros Socorros para Casos de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
A lei foi inspirada na experiência pessoal do promotor Fernando Esgaib, que sobreviveu a um engasgo e contribuiu para a formulação da legislação. A norma prevê campanhas educativas e a obrigatoriedade de cartazes em bares e restaurantes com orientações para situações de emergência, como a manobra de Heimlich.

Capacitação e conscientização
Coordenado por Ionise Piazzi Medina, o programa “Prevenir para Salvar” promove treinamentos em escolas, igrejas e empresas, capacitando cidadãos comuns e profissionais da saúde. A próxima edição ocorrerá em 16 de dezembro, às 18h, na Igreja Aliançados Campus Bandeirantes, e instituições interessadas podem solicitar agendamentos pelo e-mail [email protected].
Para a secretária de Saúde, Rosana Leite, essas ações são fundamentais para uma resposta rápida em emergências: “Capacitar a população é indispensável para salvar vidas e promover a segurança coletiva”.
A médica Renata Veloso, do SAMU Regional, destacou a importância da manobra de Heimlich em casos de obstrução das vias aéreas, explicando os sinais de alerta e como realizar o procedimento tanto em adultos quanto em bebês.

Procedimentos de emergência
- Manobra de Heimlich para adultos e crianças maiores de 1 ano
- Posicione-se atrás da vítima.
- Coloque uma das mãos fechada sobre a região do abdômen, acima do umbigo.
- Com a outra mão, pressione firmemente para dentro e para cima até que o corpo estranho seja expelido.
- Manobra para bebês (menores de 1 ano)
- Coloque o bebê de bruços no braço, com a cabeça para baixo, e realize cinco compressões entre as escápulas.
- Vire o bebê para cima e faça cinco compressões no esterno.
- Repita até a desobstrução ou chegada do socorro.
