
Na sessão desta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP), inaugurou o Novembro Azul, com foco na conscientização e prevenção do câncer de próstata. Gerson Claro sublinhou a importância do diagnóstico precoce para reduzir a incidência da doença, uma das mais recorrentes entre os homens.
“A campanha Novembro Azul é fundamental para a saúde dos homens. É um período para reforçar o alerta sobre a prevenção do câncer de próstata e ressaltar a importância do autocuidado”, destacou o deputado. Ele reafirmou que a ALEMS prioriza iniciativas que promovam o bem-estar da população masculina do estado, destacando que o diagnóstico precoce é vital para tratamentos mais eficazes e maior qualidade de vida.
Durante a sessão, um vídeo institucional foi exibido, reforçando a campanha e o compromisso da ALEMS com a saúde pública. Em nível nacional, o Novembro Azul chama a atenção para a importância dos exames preventivos e dos cuidados regulares. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre homens no Brasil, com uma estimativa de 71.730 novos casos por ano, projetados para o período de 2023 a 2025. Em Mato Grosso do Sul, estima-se que ocorram cerca de 1.230 novos diagnósticos anuais.
Conforme dados do Inca, o câncer de próstata resultou em 2.223 mortes em Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2022, uma média de quatro óbitos por semana. A campanha do Novembro Azul tem como objetivo encorajar os homens a realizarem exames preventivos e promover o debate sobre o diagnóstico precoce.
*Assessoria de imrensa