
Neste domingo (27), eleitores de Campo Grande escolhem a próxima prefeita da cidade, em um segundo turno que acontece das 7h às 16h, conforme o horário de Brasília. A disputa entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) definirá quem comandará o Executivo municipal pelos próximos quatro anos.
O horário diferenciado é uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que determinou um único fuso horário para todo o Brasil, padronizado pela capital federal.
Documentos e aplicativo e-Título
Os eleitores precisam apresentar um documento oficial com foto, como RG, passaporte, CNH ou certificado de reservista. Outra opção é utilizar o aplicativo e-Título, que é aceito como documento de identificação, desde que contenha a foto cadastrada do eleitor. Aqueles que optarem pelo uso do aplicativo também devem se atentar para carregá-lo no celular antes de seguir para o local de votação.
Uso de celulares
Embora o celular seja permitido para exibir o e-Título, ele deve ser entregue aos mesários antes de o eleitor entrar na cabine de votação. O uso de celulares, máquinas fotográficas e dispositivos de filmagem dentro da cabine é proibido para garantir o sigilo do voto.
Consulta do local de votação e uso da “colinha”
A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores confirmem seus locais de votação previamente para evitar transtornos. A consulta pode ser realizada pelo site do TSE, com o nome completo ou o número do título eleitoral.
Para facilitar a votação, é permitido que o eleitor leve uma “colinha” com os números dos candidatos. A anotação deve ser individual, e pode ser feita em qualquer pedaço de papel, ou usando o modelo disponibilizado pelo TSE.
Orientações para um voto consciente
A Justiça Eleitoral reforça a importância de seguir as orientações para assegurar um processo eleitoral ágil e seguro.
Receba as principais notícias do Estado e da região norte diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui para acessar o canal do Nova Lima News e acompanhe também nossas redes sociais no Facebook e Instagram.