MS registra 26 crimes eleitorais durante o 1º turno das Eleições 2024

Compartilhe:
Equipe da Sejusp apresentou dados sobre o número de crimes eleitorais no estado neste domingo — Foto: Sejusp/Divulgação

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul divulgou, neste domingo (6), um balanço parcial sobre os crimes eleitorais registrados durante o primeiro turno das eleições de 2024. Até o momento, foram contabilizadas 26 infrações em diversas cidades do estado, com a compra de votos sendo o crime mais recorrente, presente em municípios como Paranaíba, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Pardo, Bataguassu e Miranda.

A Operação Eleições 2024 monitorou práticas ilegais como o derrame de santinhos, corrupção eleitoral, boca de urna, transporte irregular de eleitores, desordem, entre outros. Entre os casos destacados, houve cinco registros de fornecimento irregular de alimentos e transporte coletivo, ocorrendo em Itaporã, Aparecida do Taboado, Caracol, Água Clara e Rio Verde.

Além disso, foram registrados três casos de boca de urna em Jardim, Ivinhema e Itaquiraí, e quatro ocorrências de propaganda eleitoral irregular nas cidades de Anastácio, Naviraí e Campo Grande.

A operação resultou na prisão de 13 pessoas, incluindo nove eleitores e quatro candidatos, em cidades como Paranaíba, Itaporã, Sete Quedas, Caracol, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Rio Verde. Apesar das infrações, a Sejusp afirmou que as eleições ocorreram de forma tranquila no estado, com uma redução de 50% no número de prisões em comparação com as eleições de 2020.