Operação contra “gatos” de energia leva seis para a delegacia em Campo Grande

Compartilhe:
Foto: Divulgação/PCMS

Nesta terça-feira (10/09), a Polícia Civil de Campo Grande realizou a operação “Jumper” para combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição em imóveis na região do Bandeira. A ação, coordenada pela 4ª Delegacia de Polícia, contou com o apoio de equipes de perícia técnica e da concessionária de energia Energisa.

Durante a operação, três equipes policiais, uma de perícia e 15 equipes da concessionária, realizaram mapeamento e vistorias em 38 locais, incluindo residências e comércios. As inspeções foram motivadas por dados fornecidos pela Energisa, que indicaram irregularidades no consumo de energia elétrica em alguns pontos.

No decorrer das fiscalizações, ao menos seis pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Outros moradores que não estavam presentes no momento foram identificados e serão investigados em inquéritos policiais instaurados sobre os fatos.

A Polícia Civil ressaltou que o desvio de energia elétrica, conhecido como “gato”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato, previstos no Código Penal com penas de até 8 anos de reclusão. Além de ser ilegal, essas práticas aumentam o risco de acidentes graves, como incêndios e explosões, e sobrecarregam a rede elétrica, comprometendo a qualidade do serviço.

A operação “Jumper” foi nomeada em referência a um tipo de furto de energia que utiliza fios condutores para desviar a eletricidade sem que seja registrada pelo medidor. As investigações continuam para identificar outros pontos de irregularidade em Campo Grande. 

Denúncias sobre furtos de energia podem ser feitas pelo telefone 0800 722 7272.

Sobre Vinícius Santos 5887 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS