Governo de MS lança programa de iniciação científica para professores e estudantes da rede pública

Compartilhe:
Reprodução

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), abriu uma chamada pública para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC) 2024. O programa é destinado a professores do ensino médio vinculados a escolas públicas (municipais, estaduais ou federais) que queiram desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica com seus estudantes. As inscrições estão abertas até 6 de setembro.

Serão selecionados até 200 projetos, cada um com direito a uma bolsa de R$ 800 mensais durante 12 meses para o professor-orientador. Além disso, até quatro estudantes por projeto, matriculados na mesma escola, receberão uma bolsa de R$ 400 mensais, também por 12 meses. O resultado final será divulgado em dezembro de 2024.

Para participar, os professores precisam estar vinculados a uma instituição pública de ensino médio ou ensino técnico integrado, possuir ao menos formação em nível de especialização e não ter parentesco com os estudantes candidatos. Já os alunos devem estar regularmente matriculados, não cursar o último ano e ter frequência mínima de 80%.

Os projetos devem abordar uma das seguintes áreas de pesquisa: Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas.

O PICTEC visa despertar a vocação científica em estudantes da rede pública e contribuir para a formação continuada de professores no estado.