Mais Social inicia recadastramento com foco em qualificação profissional

Compartilhe:
Fotos: Saul Schramm

O programa Mais Social iniciou o recadastramento dos seus 50 mil beneficiários, que recebem R$ 450,00 mensais por meio de um cartão social. Nesta nova fase, além da atualização cadastral, os beneficiários terão a oportunidade de participar de cursos de qualificação profissional e completar os estudos para quem não concluiu o ensino médio.

A ação é coordenada pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul). A Sead é responsável pelo recadastramento, enquanto a Funtrab cuidará da qualificação profissional e da inserção dos beneficiários no mercado de trabalho.

O recadastramento pode ser feito até 31 de dezembro de 2024. Os beneficiários serão convocados pelas equipes do Mais Social em suas respectivas cidades e deverão apresentar documentos pessoais e outros comprovantes necessários.

Os beneficiários poderão escolher, em uma plataforma digital conectada à Funtrab, os cursos de qualificação que desejam realizar. Se conseguirem um emprego, ainda poderão continuar recebendo o benefício por mais seis meses para garantir estabilidade no novo trabalho.

Fotos: Saul Schramm

A secretária da Sead, Patrícia Cozzolino, destacou que o recadastramento e a qualificação profissional oferecerão novas oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade. Já a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, enfatizou que o acesso ao trabalho é essencial para a mobilidade social, e que a Funtrab oferecerá mais de 800 cursos de qualificação em todos os 79 municípios do estado.

Além disso, os beneficiários também terão acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).

Beneficiários como Suzilene Siguiura e Mônica Martins reconhecem a importância do programa para suas famílias e estão otimistas com as oportunidades de capacitação. Camila Cristina de Souza já planeja se inscrever em um curso na área de administração, enquanto Luciene Queiroz, que nunca participou de uma capacitação antes, está disposta a aproveitar essa chance.

Para mais informações, os beneficiários podem ligar para o telefone (67) 3368-9000.