
O avanço de uma frente fria intensa nesta sexta-feira (9) promete trazer mudanças significativas no tempo em Mato Grosso do Sul, com previsão de instabilidade climática em todo o estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o fenômeno pode ser o mais severo de 2024, caracterizado por aumento da nebulosidade, chuvas e uma expressiva queda nas temperaturas.
As mínimas podem chegar a níveis atípicos para esta época do ano, com previsão de até 5ºC na região sul do estado, e valores ainda mais baixos em algumas áreas. No Pantanal, as temperaturas devem variar entre 8ºC e 16ºC, enquanto em Corumbá, os termômetros marcarão entre 13ºC e 16ºC. Em Coxim, a variação será de 12ºC a 19ºC; em Paranaíba, de 12ºC a 22ºC; em Dourados, de 5ºC a 14ºC; e em Ponta Porã, de 6ºC a 11ºC. Em Campo Grande, a capital, a temperatura mínima prevista é de 10ºC, com máxima de 15ºC.
Os ventos também devem ganhar força, atingindo velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com rajadas que podem superar os 60 km/h. A umidade relativa do ar, que tem sido um problema em várias regiões, deverá melhorar, alcançando índices superiores a 60%.
Esse cenário trará alívio para a umidade do ar, mas as baixas temperaturas e os ventos intensos exigem atenção da população para os possíveis impactos nos próximos dias.