
Nesta segunda-feira (5), a Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação, resultando na retenção de macas do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A alta demanda por leitos deixou as viaturas desses serviços de emergência presas no pátio do hospital, impossibilitando novos atendimentos que necessitam das macas. As informações são do portal Midiamax.
Em nota, a Santa Casa, referência em atendimento hospitalar na região, confirmou a situação. Segundo o diretor técnico do hospital, William Lemos, a superlotação persiste há duas semanas, com cerca de 90 pacientes no Pronto-Socorro. Ele destacou que a retirada da Unidade SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) e a saída do HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) da RUE (Rede de Atenção a Urgência e Emergência) contribuíram para o aumento da demanda.
Lemos também mencionou que os casos encaminhados apresentam maior complexidade, agravando a falta de leitos e transformando as macas em leitos improvisados. “A falta de leitos à disposição da população faz com que as macas se transformem nesses leitos”, afirmou o diretor.
Santa Casa Lidera Internações no Estado
A superlotação reflete a alta demanda por serviços de saúde na região. Doenças respiratórias, enfermidades crônicas, traumas e acidentes são algumas das condições que levam a população a recorrer ao sistema público de saúde. O SUS (Sistema Único de Saúde), apesar das falhas, é essencial para a garantia da saúde pública no Brasil. Em 2024, o SUS realizou 84.599 internações hospitalares em Mato Grosso do Sul.
A Santa Casa de Campo Grande registrou o maior número de internações hospitalares no estado, com 14.603 atendimentos de janeiro a maio deste ano. Em seguida, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) contabilizou 7.459 internações, e o HUMAP registrou 4.319 internações.
Mato Grosso do Sul conta com 102 hospitais, 177 policlínicas e 610 unidades básicas de saúde distribuídas pelos 79 municípios do estado, sendo a maioria dos estabelecimentos de saúde localizada em Campo Grande, com um total de 1.456 unidades.