Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim recebe crianças para o Projeto Férias na Biblioteca

Compartilhe:
Fotos: Daniel Reino

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abriu suas portas na tarde deste sábado (20) para receber as crianças no projeto Férias na Biblioteca. O evento contou com uma ampla programação destinada à garotada.

Iniciativa Lúdica e Educativa

O projeto Férias na Biblioteca busca proporcionar um ambiente lúdico e educativo durante as férias escolares. As atividades incluem brincadeiras, apresentações teatrais, gincanas literárias, contação de histórias, rodas de leitura e oficinas de criação literária e artística.

Participação das Famílias

Poliana Polack dos Santos levou sua filha Rebeca, de 6 anos, e destacou a importância do projeto. “Esses projetos ajudam no desenvolvimento social, emocional, trabalham a empatia, a comunicação, a criatividade, o educativo e o lúdico”. Rebeca, por sua vez, disse: “Eu estou gostando muito. Gosto de fazer muitas atividades, é muita empolgação”.

Taynara Pereira Ruivo, mãe de Helena, 3 anos, e Cássio, 5 anos, é uma assídua participante de eventos culturais infantis na cidade. “Eu acompanho sempre tudo o que acontece. Acho muito bacana o espaço, as crianças têm contato com livros, histórias e interagem com outras crianças. É muito importante, principalmente nas férias”. Cássio estava pintando uma figura de anime e disse: “Estou gostando de participar. Eu gosto muito de desenhar”.

Importância da Interação Social

Fernanda Silva Barbosa, mãe de Ícaro, 4 anos, destacou a interação cultural. “É importante para ele conhecer a biblioteca e aproveitar as férias para não ficar isolado em casa”.

Israel Alves de Freitas, pai de José Lucas, 6 anos, e Cecília, 7 anos, viu uma reportagem sobre o projeto e decidiu participar. “É uma atividade diferente para eles saírem das telas. Eles já fazem diversas atividades, mas quanto mais melhor”. Cecília comentou: “No começo achei chato, mas depois me acostumei e está bem legal”. José Lucas disse: “Estou pintando o homem-aranha, estou gostando e já fiz amizade aqui”.

Oportunidade para Socialização e Leitura

Luiz Beato Barbosa Costa, 12 anos, aluno do 6º ano, aproveitou a oportunidade. “É uma boa chance de sair das telas e socializar. Estou lendo um livro e já pintei”. Sua mãe, Eliana Barbosa Acosta, destacou a importância de exercitar a leitura. “Para mim é uma oportunidade de passar um dia com ele fora de casa e praticar a leitura”.

Coordenação e Atividades

O coordenador da biblioteca, Aparecido Melchíades, comentou sobre o dia. “Hoje dedicamos a tarde para as crianças. Às 14 horas teremos uma apresentação teatral, a Turma da Bolonhesa, e mais tarde, exibição de filmes”. Aparecido explicou a intenção do projeto: “Queremos trazer as crianças espontaneamente, desmistificando a biblioteca e mostrando que elas são bem-vindas. Temos o Troca Book infantil, onde elas podem trazer um livro e levar outro, o que tem dado muito resultado”.