
Atualmente, 12 mil moradores de Mato Grosso do Sul recebem medicamentos gratuitamente na porta de casa por meio do programa “Remédio em Casa”, criado pelo Governo do Estado em 2022. O programa funciona como um serviço de entrega em domicílio para pacientes cadastrados, oferecendo medicamentos de uso contínuo e bolsas de colostomia.
São 135 tipos de medicamentos disponíveis, conforme informado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A entrega é realizada mensalmente nas residências dos pacientes, proporcionando comodidade e economia, especialmente para tratamentos prolongados.

“Nós tratamos doenças crônicas, então são tratamentos prolongados que se tornam muito onerosos aos pacientes. Por isso a gente pode promover a entrega do medicamento mensalmente na casa dele ou no endereço que ele achar mais conveniente”, explica Patrícia Veiga, coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica.
Para fazer parte do programa é preciso preencher um termo de adesão. O cadastro é feito em unidades de saúde no caso dos moradores do interior de Mato Grosso do Sul e na Casa da Saúde para quem vive na Capital. Basta a apresentação de documento pessoal.
“Todos os pacientes de todos os municípios podem aderir. Nós temos vários municípios que já têm pacientes cadastrados. Se o paciente solicitar, vai existir a entrega para ele no seu município. Isso é muito importante”, destaca Patrícia Veiga.
O programa não entrega medicamentos controlados que dependem de receita médica a cada retirada. Mais informações pelos contatos (67) 99639-0071 ou (67) 98163-1122.

Com informações: Agência de Notícias MS