
O Nova Lima.News foi convidado para participar de uma reunião na tarde desta última quinta-feira (24), no prédio do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) para acompanhar a apresentação de resultados que o órgão tem obtido em parceria com as forças de segurança do Estado.
Segundo o Coronel da Polícia Militar, Pereira, o trabalho em conjunto com as forças de segurança tem diminuído o ‘tempo de resposta’ e o atendimento as vítimas tem ficado mais rápido.

“Atualmente em Campo Grande, temos em média de 50 a 60 viaturas espalhadas. Fizemos um planejamento onde conseguimos acionar uma viatura para cada 20 mil habitantes”, ressalta Coronel Pereira
Na apresentação foi destacado a importância do trabalho em conjunto com as equipes da PM (Polícia Militar), PC (Polícia Civil) e do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul)
Ainda segundo o coronel, a ‘pronta resposta’ teve um avanço muito grande: “A Polícia Militar, recebe em média, por dia, cerca de 1.400 atendimentos pelo 190, enquanto a média de atendimentos por dia, do Corpo de Bombeiros, é de 200 a 300 ocorrências e a participação efetiva da Policia Civil chega a 56% nas ocorrências geradas pela PM e Bombeiros.”
O Coronel ressalta ainda que o ‘tempo resposta’ vem diminuindo e atualmente é possível chegar em uma ocorrência no tempo médio de 5 minutos.
O Ciops conta também com um gabinete de gestão de crise do CICC ( Centro Integrado de Comando de Controle) que faz a integração dos órgão de Segurança Pública com mecanismos de controle e gerenciamento de casos especiais.

Coronel Almada (direita) – Foto: Hudson Chambó