119 mil eleitores de Mato Grosso do Sul precisam regularizar títulos cancelados

Compartilhe:
Jovem segurando título de eleitor - Foto: reprodução internet

Um total de 119.877 eleitores em Mato Grosso do Sul se encontram com seus títulos cancelados, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). Com o pleito de 2024 se aproximando, o prazo para regularizar essa situação perante a Justiça Eleitoral é 8 de maio, exatamente 150 dias antes das eleições.

A maior parte desse contingente, composta por 40.931 cidadãos, está concentrada na capital, Campo Grande. Enquanto isso, outras 78.946 pessoas estão no interior do estado. As razões para o cancelamento dos títulos variam, mas incluem principalmente a falta de biometria e o cancelamento devido à ausência em três eleições consecutivas sem justificativa.

Para verificar a situação do título eleitoral, o procedimento é bastante simples e pode ser realizado através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar www.tse.jus.br, clicar no botão “Situação eleitoral” e inserir o número do título, CPF ou nome para consultar. O site fornecerá informações sobre a situação do título, incluindo se a biometria está cadastrada.

A regularização do título requer alguns passos importantes. Primeiramente, o eleitor precisa pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno em que deixou de votar e justificar.

A guia para o pagamento da multa pode ser obtida online, tanto no site do Tribunal quanto pelo aplicativo E-Título. Após o pagamento, é necessário proceder com a revisão dos dados eleitorais. Isso pode ser feito também online, através do Autoatendimento Eleitoral no site do TSE. Basta clicar em “Título Eleitoral” e seguir as instruções para regularizar o título eleitoral cancelado, preenchendo os dados solicitados.

Além disso, para aqueles que preferem a regularização presencial, é possível fazê-la em locais específicos designados pelo Tribunal Eleitoral.

(*) Com informações do g1-MS

Sobre Vinícius Santos 5887 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS