
A estátua do renomado poeta Manoel de Barros, localizada na área central de Campo Grande, passou por um processo de revitalização e recebeu uma nova iluminação cênica. Os trabalhos, conduzidos pelo artista plástico Ique Woitschach, já estão visíveis para a população.
Segundo o artista, foram realizados reparos no pé e nos óculos da estátua, além da implementação de um projeto de iluminação que visa aumentar a visibilidade e, consequentemente, desencorajar atos de vandalismo. “Pude trabalhar na estátua e realizar uma melhoria artística, o que me deixou muito feliz”, destacou Ique.
O encontro entre o artista e o governador Eduardo Riedel, nesta sexta-feira (15), serviu não apenas para discutir sobre a obra, mas também para abordar outras questões culturais. Ique afirmou estar à disposição do Estado para contribuir com projetos voltados para a cultura e arte.
O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou que a revitalização da estátua atende a uma demanda da população e representa um investimento de R$ 75,6 mil por parte do Governo do Estado, através da Setesc e FCMS. “Estamos felizes com a entrega e agora a estátua contará com um reforço na segurança, além da nova iluminação cênica”, afirmou.
A estátua de Manoel de Barros, em bronze, foi inaugurada em 19 de dezembro de 2017, em celebração ao centenário do poeta. Entretanto, em 19 de abril de 2021, foi alvo de danos causados por atos de vandalismo. Agora, após a revitalização, a obra volta a ser um marco na cultura da capital sul-mato-grossense, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Rui Barbosa.
