
Em apenas 15 dias, mais de 7 mil cidadãos de Campo Grande participaram do Orçamento Comunitário Participativo, enviando ao Executivo Municipal as prioridades para seus bairros. A consulta pública online, iniciada em 1º de março, visa cumprir a legislação vigente e promover a gestão democrática e participativa da cidade.
Segundo Francisca Viana, representante do Cotolengo Orionópolis nos Conselhos Regionais das Regiões do Prosa e do Centro, a participação cidadã identifica as demandas nos bairros, auxiliando a gestão municipal a realizá-las.
A população pode participar até 31 de março acessando o site http://campogrande.ms.gov.br/orcamento e respondendo ao questionário disponível.
Para José Humberto da Silva, presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira, a participação popular é fundamental para a gestão participativa.
A diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, destaca que os campo-grandenses ainda têm 16 dias para contribuir, apontando as necessidades específicas da comunidade.
O Orçamento Comunitário Participativo promove anualmente a discussão da priorização de obras, serviços e ações sociais para orientar a elaboração do orçamento municipal. A população sugere prioridades, e os conselheiros regionais votam as principais prioridades de cada região urbana. O resultado da votação é encaminhado aos órgãos municipais para análise da viabilidade de atendimento.
