
A partir desta segunda-feira, 5 de fevereiro, a médica Rosana Leite de Melo assume a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, conforme estabelecido pelo decreto nº 302, publicado em 1° de fevereiro de 2024. Rosana, anteriormente secretária-adjunta, é reconhecida nacionalmente por sua atuação na coordenação do Hospital Regional de Campo Grande e na Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) durante a pandemia.
Natural de Campo Grande e filha de servidores públicos, Rosana é formada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com residência em cirurgia geral no Hospital Servidor Público Municipal (SP) e em cirurgia oncológica no Hospital AC. Camargo. Possui título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, tendo sido professora da faculdade de Medicina da UFMS e cirurgiã de Cabeça e Pescoço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
Com uma trajetória destacada, Rosana Leite foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul de 2016 a 2017, secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica no Ministério da Educação de 2017 a 2018, e diretora de Educação em Saúde do Ministério da Saúde de 2018 a 2019.
Entre 2019 e 2021, esteve à frente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, tornando-se referência no tratamento da Covid-19 no estado. Em 2021, aceitou o convite para assumir o cargo de secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 no Ministério da Saúde. Em dezembro de 2022, foi nomeada secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, cargo que ocupou até agora.
Rosana Leite destacou os desafios à frente da Saúde Municipal: “Sabemos dos desafios que esta pasta representa, e temos como princípio fazer uma gestão igualitária que sempre irá observar as necessidades da população, afinal de contas, é por ela que estamos assumindo essa função.”
A nomeação de Rosana Leite de Melo representa uma continuidade na busca por soluções efetivas na área da saúde para a população de Campo Grande.