
O ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou a presença da Força Nacional na área de fronteira entre Paraguai, Bolívia e Brasil, na região de Mato Grosso do Sul. A decisão visa reforçar as ações de combate ao tráfico de drogas, em colaboração com a Polícia Federal (PF).
Conforme o decreto publicado nesta sexta-feira (12), as equipes da Força Nacional atuarão no estado de forma “episódica e planejada” até o dia 3 de maio de 2024. A medida visa fortalecer a segurança na linha fronteiriça, uma região estratégica para o controle do tráfico de entorpecentes.
A portaria assinada por Dino estabelece que a atuação da Força Nacional será coordenada em conjunto com os órgãos de segurança pública do estado, de acordo com a necessidade e nos “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
A estrutura necessária para acomodar os policiais da Força Nacional será providenciada pela Polícia Federal. No entanto, o documento não especifica o montante de recursos a ser investido nem o número exato de efetivo. O contingente será definido de acordo com o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.