Toda a Magia da Infância: Semana da Criança em Campo Grande promete diversão e reflexão

Compartilhe:
Prefeita Adriane Lopes - Foto: PMCG

De 10 a 15 de outubro, a Vila Morena, que antes era conhecida como Cidade do Natal, será o local de realização da Semana da Criança Campo Grande. O evento foi oficialmente lançado na manhã desta segunda-feira (02), nos Altos da Avenida Afonso Pena. Com o objetivo de promover o diálogo e ações que estimulem a reflexão sobre a rede de proteção e os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a semana contará com atrações que incluem apresentações musicais e teatrais, brincadeiras, palestras, oficinas e shows para todas as crianças.

A Semana da Criança é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselho de Pastores de Mato Grosso do Sul e da Capital. Durante a semana, estão programados workshops, bem como capacitações e palestras ministradas por profissionais e especialistas da área, voltadas especialmente para pais, educadores e todos os responsáveis por crianças e adolescentes, com foco na prevenção ao abuso e à violência contra a criança.

Na cerimônia de lançamento, a prefeita Adriane Lopes enfatizou a importância das ações de fortalecimento da rede de apoio às crianças e adolescentes no combate à violência. Ela afirmou: “Estamos empenhados em unir esforços para combater a violência contra nossas crianças. A Semana da Criança em Campo Grande é uma ferramenta nessa busca por soluções, e queremos contar com instituições de todos os segmentos da sociedade para fazerem parte dessa corrente. Essa força-tarefa é de todos nós”.

Wilton Acosta, presidente do Conselho de Pastores do Mato Grosso do Sul, expressou seu agradecimento pela atenção da administração municipal às crianças e acrescentou: “Será uma semana de diversão, lazer, que contará com o apoio de diversos parceiros, mas também será um período que, por meio das atividades realizadas, queremos mobilizar todos para que possam participar ativamente dessa luta”.

Programação No primeiro dia de atividades, a diversão começa às 14h com animação e brincadeiras para as crianças, bem como o lançamento do “abusômetro”, um painel virtual de estatísticas disponível no site que contém toda a programação do evento SOS Crianças – Rede de Proteção à Infância. Além disso, haverá palestras e apresentações de teatro, dança, orquestra e ballet.

Na quarta-feira (11), a partir das 14h30, terá início a palestra sobre autolesão e suicídio em crianças e adolescentes, com a psicanalista Ângela Maria Coimbra. Mais tarde, às 16h, outra palestra abordará a prevenção ao abuso sexual infantil, com enfoque na identificação de sinais de abuso e violência sexual, ministrada por Viviane Vaz, psicanalista, escritora e palestrante sobre prevenção e cuidado de vítimas de abusos.

Na quinta-feira, às 14h30, a advogada Glaucia Silva Leite trará destaque para a proteção jurídica de crianças e adolescentes, com foco no combate à violência sexual e doméstica. Em seguida, às 16h, a psicóloga Nilma Neide abordará o tema “Distúrbios de comportamento e transtornos emocionais”.

Na sexta-feira (13), às 14h, a sexóloga Debora Mariano falará sobre prevenção ao abuso sexual infantil, com ênfase na identificação de sinais de abuso e violência sexual. Logo após, a partir das 15h, o professor especialista em psicopedagogia e analista de comportamento, Celso Cavalheiro, abordará a vulnerabilidade da criança atípica.

No sábado (14), às 14h30, a advogada especialista em Direito Digital, Dayane Lupoli, tratará do tema “redes sociais seguras”. Às 16h, encerrando o ciclo de palestras, a psicanalista Ângela Maria Coimbra apresentará a palestra “Autolesão e suicídio em crianças e adolescentes”.

Após o grandioso casamento do casal Rena, com mais de 10 mil convidados, na Cidade do Natal em 2022, a família está crescendo e, no sábado (14), haverá um pocket show com direito a bailarinos, cantores ao vivo e efeitos especiais para revelar o sexo do bebê que estão esperando. Após a revelação, o público será convidado a ajudar a escolher o nome da reninha, votando pelo Instagram do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

Os interessados em participar de toda a programação podem realizar o check-in das atividades oferecidas e acompanhar em tempo real todas as notícias e imagens relacionadas à Semana da Criança pelo site www.soscrianca.com.br.