
A comunidade LGBTQIA+ e mulheres vítimas de violência doméstica têm acesso a apoio psicológico gratuito em Mato Grosso do Sul, com dois centros de acolhimento e uma equipe de profissionais, incluindo psicólogos e assistentes sociais, dedicados a atender essas populações específicas.
Segundo Jonatan Espíndola, coordenador do Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e psicólogo, “a promoção da saúde mental está intrinsecamente ligada à promoção da cidadania. É fundamental que todos os cidadãos tenham o direito de acessar os serviços que estão disponíveis, e muitas vezes, as pessoas da comunidade LGBTQIA+ enfrentam barreiras para esse acesso.”
O Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ opera com um sistema de atendimento sob demanda, permitindo que os cidadãos busquem ajuda por telefone, e-mail ou pessoalmente. Ao manifestar interesse, a pessoa é prontamente acolhida e tem todos os seus direitos assegurados. O centro está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 559, e pode ser contatado pelo telefone (67) 3316-9183.
Mais informações, clique aqui!
Para mulheres vítimas de violência, o suporte psicológico está disponível no Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência (Ceam). Lá, as mulheres passam por uma triagem inicial e, em seguida, são atendidas por psicólogas e assistentes sociais, com o objetivo de fornecer informações essenciais para ajudar essas mulheres a saírem da situação de vítimas de violência doméstica. O Ceam está localizado na Rua Piratininga, número 559, no Jardim dos Estados, e pode ser contatado pelo telefone 0800-067-1236.