Os vereadores de Campo Grande definiram que a lei que dispõe sobre o transporte público de alunos com necessidades especiais da Rede Municipal de Ensino (Reme), seja aprovada. A lei garante a gratuidade aos alunos portadores de necessidades especiais, transporte adaptado às suas carências físicas no trajeto entre suas residências e as escolas que frequentam.
Na última quinta-feira (21) durante a sessão na Câmara dos Vereadores, o projeto foi aprovado em primeira votação. Agora, retorna para segunda votação e depois segue para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD).
Dayane Alves, 32 anos, mãe da bebê Mariana Alves, com Síndrome de Down, relata ao NovaLima.News que a filha faz estimulação precoce na Associação Juliano Varela e disse que sua luta tem sido diária. “Tem dias que eu vou de ônibus, tem dias que eu vou de uber, e estou à espera de uma consulta com a Neurologista para pegar os laudos e dar entrada nos benefícios a que ela tem direito, é tudo muito difícil e burocrático.”
Apesar da filha não estar em idade escolar ainda, Dayane apoia o projeto da Câmara e ressalta: “Acho super benéfico para todas as mães que estão pagando para levar o filho à escola, é muita burocracia para conseguir o que as crianças merecem.”
Dayane e a pequena Mariana – Foto: Arquivo Pessoal
Marciana Neto, mãe de João Gabriel, 8 anos autista, contou ao NL sua indignação com o transporte público: “Inúmeras vezes quando o João era pequeno, ônibus lotado, ninguém oferecia lugar, ele chorava as pessoas olhavam “torto” porque ele era um menino “grande” e estava no colo ainda. Minha única opção era descer do ônibus e esperar o próximo.”
O pequeno João Gabriel está na 2ª série e estuda na Escola Municipal Hércules Maymone, no bairro Nova Lima, região norte de Campo Grande.
João Gabriel – Foto: arquivo pessoal
Dayane e Marciana são mães de crianças especiais e juntas lutam e apoiam o Projeto de Lei para exista o transporte exclusivo para seus filhos e todas as outras crianças especiais que precisam.
Por: Roberta Martins
Editado por: Gildo de Souza