CRS Nova Bahia: Técnica de enfermagem é suspeita de falsificação de atestado em Campo Grande

Compartilhe:

A Polícia Civil de Campo Grande e Três Lagoas deve abrir inquérito policial para investigar uma técnica de enfermagem de 35 anos, moradora do bairro Estrela Dalva, em Campo Grande, por suposta falsificação de atestado médico.

A situação chegou ao conhecimento das autoridades nesta sexta-feira (21/07), depois que uma enfermeira entrou em contato com uma médica para verificar a veracidade de um atestado médico emitido em 27 de maio de 2023. O documento apresentava o timbre do CRS Nova Bahia, uma unidade sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência, o atestado estava carimbado com o nome da médica e teria sido emitido em favor da técnica de enfermagem. No entanto, foi constatado que a vítima [médica] não trabalha na unidade de saúde mencionada no atestado e tampouco, possui qualquer vínculo trabalhista com empresas ou o Poder Público de Campo Grande. Na realidade, a médica exerce suas funções profissionais em Três Lagoas (MS) e nunca trabalhou na capital.

A médica vítima da situação, afirmou à polícia que a assinatura presente no atestado não é sua, além de ressaltar que o carimbo utilizado não contém seu número de registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). 

Conforme informações obtidas junto ao Boletim de Ocorrência, a enfermeira, supostamente paciente, teria sido atendida no CRS Nova Bahia por um médico, que afirmou tê-la atendido. No entanto, após ministrar o tratamento necessário, a liberou sem necessidade de um atestado médico.

Durante a apuração dos fatos, o jornal Nova Lima News descobriu que a técnica de enfermagem sob suspeita possui registros ativos no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) como Técnica de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.

Em busca de mais informações sobre o caso, a equipe do Jornal Nova Lima News entrou em contato com o Coren-MS, mas, até o momento da veiculação desta matéria, não houve retorno por parte do Conselho. O espaço permanece aberto para futuras declarações.

Além disso, nossa reportagem também tentou contato com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, considerando que o atestado em questão apresentava o timbre do CRS Nova Bahia, unidade vinculada ao município. 

Em resposta sobre o caso de atestado falso supostamente emitido no CRS Nova Bahia, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campo Grande emitiu uma nota informando que tem conhecimento do ocorrido e se dispõe a colaborar plenamente com as investigações policiais. A nota destaca que a servidora envolvida no caso não possui qualquer vínculo trabalhista com a Prefeitura.

Quanto à autenticidade do prontuário médico, a Secretaria ressalta que ainda será analisada, visto que o documento não foi apresentado à pasta. Portanto, até o momento, não é possível confirmar se o atestado é de fato um documento oficial emitido pelo órgão ou se trata de uma falsificação.

Além disso, a nota enfatiza que o documento em questão não contém informações que permitam identificar o profissional responsável pelo atendimento, sendo que a única identificação presente é a assinatura e o carimbo.

O caso continua sendo investigado pela Polícia Civil visando esclarecer os detalhes e determinar a responsabilidade da técnica de enfermagem na suposta falsificação de atestado médico.

(*) Matéria editada às 17:33 para adição da manifestação da Prefeitura. 

Sobre Vinícius Santos 5887 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS