Terrenos abandonados fazem moradores conviverem com ratos, insetos, escorpiões e criminosos; na Região Norte

Compartilhe:
Matagal quase invadindo casa de moradora - Foto enviada pelo canal Fale Agora

Moradores da região norte de Campo Grande, estão incomodados com a situação dos terrenos do bairro Nova Lima, Colúmbia e Jardim Presidente. Por causa do mato alto, os locais estão infestados de insetos que invadem as casas e transmitem doenças. Para piorar ainda mais a situação, muitos terrenos estão servindo de depósitos de lixo e esconderijo para criminosos.

Todos os dias a dona de casa Sandra*, moradora da rua Nefe Pael no Nova Lima, precisa lavar seu quintal para tirar os insetos que invadem a casa. Ela reclama que os próprios moradores fazem descarte de lixo no local, até animal morto é jogado no terreno.

“É rato, inseto, mosquitos, escorpião, esses dias entrou um lagarto na casa da minha sobrinha. Recentemente seu neto ficou muito doente, com febre alta e eu também e temo que seja por causa dos bichos desse mato. Já tentamos contato com a prefeitura, mas ninguém resolve esse problema para nós”, desabafa a moradora.

Terreno na rua Nefe Pael – Foto enviada pelo canal Fale Agora

Mas não é apenas ela, que vive ao lado do terreno, que está revoltada. A vizinhança inteira reclama. Eles afirmam que o problema é antigo e só piora com a falta de colaboração dos moradores, como explica outra dona de casa que prefere não se identificar.

“O pessoal da própria comunidade não ajuda. Vêm jogar lixo aqui, bota fogo. Aí os bichos saem e vão tudo para nossa casa. A gente tem criança, tem animal de estimação. Pode dar algum tipo de doença. ”

Por causa do material descartado, o acúmulo de água parada virou outra preocupação.

Terreno abandonado na rua Julio Baís – Foto enviada pelo canal Fale Agora

Moradores do bairro Jardim Colúmbia também reclamam dos terrenos abandonados que são criadouros do mosquito da dengue e de outros bichos peçonhentos. “Tem tanto terreno com matagal enorme que ninguém sabe quem é o dono, mas garanto que se a gente limpar e fazer um campinho de futebol para a gurizada jogar bola aparece o dono rapidinho, sem falar na dengue que esses matos podem trazer”, diz o jovem de 20 anos, morador da rua Uruana.

Outra reclamação de moradores do Jardim Presidente e Nova Lima, são os indivíduos que fazem das áreas abandonadas locais para usarem drogas e também como esconderijo de objetos roubados.

Uma moradora do bairro Jardim Presidente, que prefere não se identificar explica que homens ficam escondidos dentro desses matagais. “Aqui no Jardim Presidente, no Loteamento Treviso direto tem roubos, porque as pessoas compram lotes e não tem coragem de mandar limpar. Me mudei faz pouco tempo no local, mas o que mais ouço dos moradores é a palavra roubo”, conta.

Loteamento Treviso no Jardim Presidente – Foto enviado para o canal Fale Agora

Prefeitura

A reportagem do Nova Lima.News entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SISEP) que orientou a população a entrar em contato com o Teleatendimento 156 ou (67) 3314-3600 para denunciar os terrenos abandonados. É preciso que o morador esteja com o endereço e o número do lote, para que a reclamação seja registrada com êxito.

*Todos os entrevistados nesta matéria preferiram não revelar a identidade temendo por represálias por parte dos proprietários dos terrenos ou dos criminosos.