Anjos de farda: Dia do Bombeiro Brasileiro é celebrado hoje, 2 de julho

Compartilhe:
12º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (SGBM/Ind)

No dia 2 de julho, celebramos o Dia do Bombeiro Brasileiro, uma ocasião especial para honrar os heróis do Brasil, que corajosamente arriscam suas vidas para proteger as pessoas, cidades e florestas contra incêndios, desastres naturais, desabamentos e muito mais.

Além de combater incêndios, os bombeiros também se envolvem em diversos projetos sociais e educacionais, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Esses profissionais também desempenham um papel fundamental no resgate de animais em perigo e na assistência a pessoas que enfrentam situações extremamente estressantes, como tentativas de suicídio, afogamentos, desaparecimentos e traumas causados por acidentes.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.