UBS São Francisco recebe elogios, mas a população reclama da farmácia ‘fechada’

Compartilhe:

A população assistida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, localizada na região norte de Campo Grande, tem elogiado o atendimento oferecido pela equipe de servidores da unidade. Segundo apuração do Nova Lima News, os profissionais são do quadro da Prefeitura Municipal de Campo Grande. No entanto, uma reclamação constante tem gerado insatisfação entre os pacientes: o fechamento da farmácia por tempo indeterminado.

Nesta sexta-feira (30), nossa equipe de reportagem esteve na UBS São Francisco e conversou com alguns pacientes e acompanhantes, colhendo depoimentos sobre o atendimento prestado. 

“O atendimento é ótimo, apesar das dificuldades enfrentadas pelos funcionários. Somos bem assistidos e nos acolhem bem”, afirmou um morador do bairro Jardim Colúmbia que estava de saída da unidade.

Outra moradora, também do Jardim Colúmbia, que se mudou do estado do Ceará, destacou o acolhimento que recebeu. Ela aguardava atendimento odontológico na UBS São Francisco. “Aqui é muito mais fácil acessar a saúde”, disse a mulher de 45 anos.

A farmácia da unidade tem sido motivo de queixa por parte dos moradores, que enviaram suas reclamações ao Nova Lima News. Segundo as informações recebidas, a farmácia está fechada há algum tempo, sem atender à população. A falta de funcionários é apontada como o motivo para essa situação. Aqueles que estavam trabalhando pediram afastamento por motivos de doença e estão de atestado. A Secretaria de Saúde (SESAU) chegou a enviar um novo servidor, mas ele também solicitou afastamento por questões de saúde, e a farmácia permanece fechada.

Um aviso fixado na área de atendimento informa de forma clara: “FARMÁCIA FECHADA POR TEMPO INDETERMINADO”. Um homem de 60 anos, morador da região, que está em tratamento medicamentoso para hanseníase, expressou sua insatisfação com o fechamento da farmácia. Ele ressaltou que isso dificulta seu tratamento e o obriga a se deslocar para outras unidades em busca de sua medicação. 

“Eu não posso ficar sem meu medicamento. Venho a este posto todos os dias, de segunda a sexta-feira, para fazer o acompanhamento”, destacou o idoso.

Outra paciente também elogiou o atendimento prestado pela unidade de saúde, mas ressaltou a situação da farmácia. Ela explicou que nem sempre as pessoas têm recursos para se deslocar até outra unidade em busca dos remédios necessários. “Isso complica bastante”, ressaltou a moradora.

Diante dessas reclamações, entramos em contato com a prefeitura para obter informações sobre a situação da farmácia. Confira a nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a unidade em questão está com a farmácia temporariamente fechada, em decorrência da licença maternidade de duas servidoras que atuavam no local. Neste momento a Sesau está ciente da situação e trabalha para agilizar a transferência de um profissional farmacêutico para a unidade de saúde e, assim, reabrir a farmácia do local. Cabe reforçar que a população atendida pela unidade de saúde não está desatendida, uma vez que unidades próximas, como USF José Tavares, USF Nova Lima e USF Vida Nova possuem farmacêuticos e estão realizando a dispensação de medicamentos normalmente.

Sobre Vinícius Santos 5887 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS